19 3234-0074 Seg a Sex - 8h às 17h R Luzitana, nº740, Sala 63 - Centro Campinas-SP
Siga-nos

9 dicas para se destacar no Estágio

1 – Entenda o perfil da empresa

Cada empresa tem um jeito, algumas são mais formais e outras mais descoladas. Para ser um profissional de destaque, é importante mostrar que você entende os valores e o perfil da empresa da qual você faz parte.  

Isso significa pensar desde o estilo de vestimenta mais adequado para cada ambiente até o modo de falar – como usar gírias ou não, ‘’manja?’’ entendeu?  

2 – Desenvolva bons relacionamentos

Isso significa respeitar e manter uma boa relação com pessoas da sua área e de toda a empresa. Você deve ter contato com pessoas de recursos humanos, tecnologia, limpeza gerência…

Além de se mostrar educado, acessível e confiável, você amplia seu networking (capacidade de estabelecer uma rede de contatos).

3 – Comprometimento e iniciativa

Cumpra tudo o que você se propôs e  tenha iniciativa para dar ideias e criar coisas novas. Identificou algum problema e está ao seu alcance melhorar? Não espere alguém pedir pra você resolver, vá lá e faça! Dê sempre o seu melhor e esteja disponível.

4 – Não tenha medo de perguntar

Seja por vergonha ou por medo de mostrar que não entendeu determinado assunto, deixar de esclarecer as suas dúvidas é um erro e você pode se prejudicar.

O fato de procurar ajuda e tentar entender o que lhe foi solicitado mostra que você é um profissional preocupado com a qualidade do seu trabalho e proativo em buscar o melhor.

O estágio é um complemento da faculdade. Você precisa ampliar seu conhecimento e solucionar suas dúvidas. Afinal, prática é diferente de teoria.

5 – Busque o conhecimento

Não pare de estudar!

Além de buscar o seu desenvolvimento pessoal e de suas relações profissionais, é essencial aprimorar seus conhecimento técnicos. Com isso, novas oportunidades de cargos e promoções podem surgir para alavancar sua carreira.

Aliás, não pare mesmo de estudar! Afinal, para ser estagiário é preciso de um contrato assinado entre você, a empresa e a sua faculdade (ou escola, no caso de cursos técnicos).

6 – Leve a sério

O estágio é o seu trabalho, e você têm deveres a serem cumpridos. Esse é seu primeiro contato com o mercado de trabalho e muitos já podem te ver como um profissional da área, apesar de estar iniciando.

Então, tenha uma postura profissional e seja responsável.

7 – Respeite a hierarquia

Reconheça que está em uma posição de aprendizado e crescimento. Como estagiário, esteja aberto para ouvir, aprender e respeitar até mesmo os colegas que estão na mesma posição que você. Todo mundo tem alguma coisa que pode te ajudar a melhorar.

Humildade é o ingrediente-chave para ganhar credibilidade!

8 – Seja flexível

Mostrar que você está disposto a aprender e a se aventurar em outras áreas dentro da empresa é uma qualidade bem atrativa.

Não engesse sua carreira e esteja sempre disposto a fazer coisas novas. Você pode se surpreender!

9 – Peça feedback

De tempos em tempos – ou sempre que achar necessário-, peça para seu líder avaliar seu trabalho e sua postura. Com isso, você vai saber quais pontos precisa melhorar e quais já são positivos.

Melhore o que for necessário e mantenha o que está funcionando. Assim, você consegue evoluir profissionalmente e como pessoa.

Leave a Reply

Categorias